terça-feira, 28 de agosto de 2018

PÔR DO SOL NO MORRO PÃO DE LOTH - PR

Ainda estamos no inverno. Dia limpo, céu azul com muito sol, mas a temperatura é baixa. Perfeito para ver o pôr do sol e o nascer da lua cheia nas alturas. Isso se o tempo não mudar. Tudo indicava que não. Porém tudo pode acontecer na montanha.
"Morro acessível, morro para iniciantes, morro baixo". Foi o que disseram. É considerado fácil.
Tem alguns poucos percalços sim. Tem até uns grampinhos.  Ele é bem pedregoso. A trilha é bem marcada e pisada devido ao grande fluxo de trilheiros que passam por ali todos os finais de semana. 
Com seus 1370 m de altitude esse Morro está localizado em Quatro Barras, Borda do Campo, Serra da Baitaca, onde também está o seu vizinho famoso, Morro Anhangava.
O início é feito dentro do mato em uma propriedade particular, até chegar na Trilha do Itupava. Então a direita vamos pegar a trilha para o Pão de Ló
Foram quase 2 horas de caminhada até o topo com direito a algumas paradas pra curtir o visual que vai se abrindo a medida que vamos subindo.
O visual do topo, ah! que visual. É fantástico
Ao longe as cidades, a Represa do Iraí e mais próximo as costas do Morro Anhangava e ainda por outro lado toda a Serra  do Marumbi fica a mostra, desde a ponta  até o final no Morro do Canal.  E ainda por outro ângulo a pontinha do grande Pico Paraná e a Serra do Ibitiraquire.
E mais, a Baía de Antonina e até a Casa do Ipiranga no Caminho do Itupava aparecem. Claro, toda esta visão se o dia estiver limpo como foi neste nosso dia.
O sol em todo seu esplendor brilha e cada vez desce mais no horizonte e o vento e o frio aumentam. 
Mas todos resistem extasiados pela beleza do fenômeno, até o final.
Vamos aguardar agora que a lua cheia apareça.
Mas em vez da lua o nevoeiro é quem aparece e se nega em ir embora. E a lua lá esperando sua vez de entrar em cena. Infelizmente não foi a noite do espetáculo. Só o vento a bruma e o frio circulavam prá e prá cá.  
Tudo bem, o dia já foi ganho. Estamos congelando aqui. Voltaremos outra hora.





Morro Anhangava
Serra do Ibitiraquire
Complexo Marumbi


Pico Paraná

Época da Amarilis


Serra do Marumbi
Baía de Antonina
   

A cidade lá em baixo já se iluminou.Hora de ir embora. O vento é muito forte e o frio aumenta. A neblina não deixou a Lua aparecer. Tudo bem. Outras oportunidades viram. Afinal, lua cheia é um fenômeno que a natureza mostra sempre. Vamos enfileirados morro abaixo. Foi bom. O Sol deu seu show.
O que vi foi excelente. O que não vi não vou lamentar.
Muito bom, Quintal de Casa Ecoturismo. Contato 41 99788-5585

Nenhum comentário: