sexta-feira, 19 de maio de 2017

CHAPADA DOS VEADEIROS - GOIÁS

Essa sem dúvida foi uma viagem da qual tenho vontade voltar.  O clima, as paisagens, o bem estar que provocou e a sensação de desprendimento foram completos.
De Brasilia a Alto Paraíso são 220 Km pela estrada GO 118 e é onde tudo começa. Uma cidade sem muitos atrativos mas com estrutura suficiente de hospedagem e alimentação. É daqui que partimos para as aventuras dos dias seguintes.
O Paralelo 14 °graus ao sul do plano equatorial terrestre passa por este lugar que é o mesmo que passa por Matchu Picchu e portanto considerado por muitos um lugar de centro de concentração de energia, místico, esotérico. Levando ao turismo místico. 
 Mas para outros é um lugar onde se concentram belezas naturais indescritíveis.
As atrações estão de 30 a 200 km de distância. A maioria em propriedades particulares.
Vamos a elas: Parque Nacional da Chapada dos Veadeiros. A entrada do Parque se dá pelo distrito de São Jorge. É considerado Patrimônio Mundial da UNESCO portanto de preservação integral da natureza. A vegetação é de cerrado de altitude, árvores mais baixas e retorcidas e nesta época ( abril) muitas flores nos campos. Um visual mais espaçado. 
Dentro do Parque estão lindas cachoeiras que desaguam ao longo do Rio Preto. O Salto do Rio Preto com 120 metros de altura e o Salto 80, com 80 m são algumas delas. 



CACHOEIRA DE STA BARBARA



Almecegas I e II


Fazenda das Loquinhas
Esta propriedade particular fica a mais ou menos 4 Km de Alto Paraíso e preserva este lugar encantador cheio de pequenas cachoeiras em meio a mata e o silêncio dela. São várias " locas" ou tocas, por isso o nome. A água é transparente e na cor verde esmeralda. O trajeto dos turistas é feita sobre uma trilha suspensa e deques para manter preservada a vegetação. 





Cachoeira Capivara








VALE DA LUA
Muito visitadas por turistas e fica no município de Alto Paraná.  É um conjunto de formações rochosas sedimentares com crateras escavadas esculpidas pelas corredeiras de águas transparentes do Rio São Miguel. São modeladas pela erosão. A impressão é de uma paisagem lunar. É um lugar interessante e vale a visita. Está dentro de uma propriedade particular. Portanto a entrada é cobrada.



Cânion do Rio Preto e seu Salto



Salto 80
 Corredeira do Rio Preto
Jardim Maytréia
Com visual panorâmico lindíssimo. Fica na estrada que liga Alto Paraíso e São Jorge.  A contemplação a vereda é quase obrigatória. O silêncio do lugar é um convite a meditação.
O Morro da Baleia faz parte do Jardim Maytréia

A Ecológica Tur  - Viagens e Passeios Ecológicos faz esta viagem. Entre lá no site. 

Nenhum comentário: