Amei esse Morro. Ele é iluminado, limpo, festivo.
Diferente de todos os outros morros que já visistei o Araçatuba é aberto por inteiro. A vegetação que o cobre é de capim baixo, campos e muitas pedras aqui e ali. Nesta época de inverno e estiagem, o capim fica lindamente dourado proporcionando uma bela fotografia.
Um trecho no início é feito dentro de uma pequena mata e até um riozinho passa por ali.
Eu diria que sua subida é fácil, considerando os outros morros que subi. O acesso é feito por uma propriedade particular e paga para estacionar.
São poucos os percalços para subir, apesar da inclinação. Não é necessário o uso das mãos aqui, mas haja pernas. A trilha é bem marcada, bem pisada, porém como é usado também como pasto para vacas existe outras tantas trilhas. É só observar bem ou levar um guia.
A medida que vamos subindo já podemos admirar as belezas ao redor. E vai se abrindo cada vez mais e as laterais vão se expandindo e trazendo as novidades. O inconveniente é ficar exposto ao sol o tempo todo, É necessário boné e protetor solar.
Há trechos em que a subida é bem acentuada, de terra e pedras, que exigem um pouco mais de esforço. As rampas de rocha granito são fáceis de subir e de descer.
Seu trajeto até o cume leva em torno de 3 horas fazendo pequenas paradas estratégicas. São 8 km de ida e volta. Ideal para praticantes de corrida em montanha.
O Araçatuba com seus 1673 m de altitude, fica em Tijucas do Sul, na localidade chamada Matulão, no Paraná e fica a 62 km da capital Curitiba e bem próximo a Santa Catarina, portanto do alto vamos avistar o litoral do Paraná e de Santa Catarina.
Por um lado o Morro dos Perdidos com suas antenas bem a mostra, do outro lado os morros Monte Crista e Quiriri. De outro a Serra do Ibitiraquire e de outro São Jose dos Pinhais. Por todos os ângulos montanhas e serras.
Por ser todo aberto é considerado um dos Morros mais frios do Paraná, porém para atingir o seu cume o trilheiro vai chegar lá bem aquecido.
Fantástica mesmo é a visão que se tem do cume. Ao longe o mar, a baía de Guaratuba, a baía da Babitonga e mais perto os morros vizinhos com suas cores douradas e verdes que formam um lindo cenário. Um espetáculo da natureza.
Hora de voltar. Poderia ficar ali só na contemplação
Nenhum comentário:
Postar um comentário