quarta-feira, 19 de setembro de 2018

MORRO CAPIVARI MIRIM - PR

Hoje subimos mais ou menos uns 670 m de altitude. Estamos na Serra do Capivari. Mais especificamente no morro menor com aproximadamente 1562 m de altitude, que é o Capivari Mirim . Existem os seus irmãos que são o Capivari Médio e o Capivari Grande.
Ao meu ver a trilha é fácil, apesar da inclinação acentuada. Exige um pouquinho de esforço físico, afinal estamos numa trilha pro alto.
A trilha é aberta com capim baixo e rochas aqui e ali. A paisagem fica exposta o tempo todo. E que paisagem! É um privilégio estar aqui.
Obstáculo mesmo só no meio do trajeto, uma pedra grande com recortes altos, onde  o uso das mãos ou joelhos se faz necessário. Ou então pernas longas.  Seria interessante ali uns dois grampos ou uma corda, mas enfim, sempre se dá um jeito pra quem está em meio a uma aventura da qual escolheu viver.
A trilha começa em uma comunidade chamada Ribeirão Vermelho bem próxima a Represa do Capivari.
A Represa fica a mostra o tempo todo e as suas entrâncias e reentrâncias fazem dela uma pintura e a incidência do sol sobre as águas realça o cenário. Do cume parece até que ela está bem próxima. É logo ali.
A BR  116 que liga Curitiba a São Paulo também fica a vista por um bom trecho de subida.
Com 3 horinhas de caminhada incluindo tempo de paradas para descanso e contemplação e estamos no cume. 
Por sorte o sol  estava entre nuvens. Melhor pra caminhar neste tipo de vegetação. 
Por outro ângulo temos a Serra do Ibitiraquire com seus morros altos, mas hoje por conta do nevoeiro não conseguimos vê-los.
A primavera se aproxima e as primeiras flores já estão desabrochando. Vê-las aqui livres, no alto e nascendo onde querem, provoca contentamento. Me faz sorrir. 
Aqui estão algumas fotos que dão uma noção do que é esse Morro. Gostei dele.













No topo a caixinha para o parecer dos trilheiros

Os rapazes da Quintal de Casa Ecoturismo estavam lá pra dar o suporte, e claro, com eficiência,  Contato 41 99788 - 5585

Nenhum comentário: