Nossa caminhada da vez junto a natureza, começa com este visual pitoresco comum nas cidades do interior. Animais domésticos, casas antigas que já passaram dos cem anos, plantações, paisagens que se mostram ao longe.
Vamos as vezes em grupo, as vezes sozinhos, envolvidos pelo que vemos ao redor. São 12 km até nosso objetivo. As Capelinhas de Vieiras, ou Santuário Bom Jesus do Monte. As capelinhas estão localizadas a mais ou menos 30 km do município de Palmeira-PR, nos campos gerais. Vou contar esta história inusitada. Mas antes veja essas paisagens.
Eis a história: Que coisa interessante! As capelinhas feitas de pedras foram idealizadas por um português que veio para o Brasil e se instalou na comunidade de Vieiras, no Paraná, o Sr. Bento Luis da Costa. Casou se aqui com Amelia Wood Costa e tiveram seis filhos. A inauguração da primeira capela coincide com os 25 anos de casamento, isto em 1935. Bento construiu as capelinhas em sua propriedade particular , ao lado da igreja de Senhor Bom Jesus, e ergueu as por gratidão as suas conquistas em 50 anos que viveu em Vieiras. Dentro das tais capelas estão expostas toda sua religiosidade e sua vida de imigrante português. Trata se de um conjunto de 14 capelas em forma de uma cruz deitada. A última foi construída em 1962. A entrada é franca, tem as portas abertas e fica num corredor de grama baixa, cercado por uma mata de árvores nativas. Os azulejos e louças portuguesas foram usadas para o trabalho de decoração feito à mão, e se referem a devoção e ao significado de sua existência. Sr. Bento, Dna. Amelia e seus filhos já falecidos deixaram um legado para comunidade que cuida deste santuário.
Realmente, quanto mais ando por aí, mais me surpreendo. O ser humano é surpreendente. E gosto disso. Toda dedicação de um homem, de uma vida ficou para história de uma comunidade.
Nenhum comentário:
Postar um comentário