E lá vamos nós para mais uma caminhada. Isso faz muito bem. Desta vez rumo a Colônia Castelhano que fica a 70 km da sede do município, São José dos Pinhais.
Para chegar a esse vilarejo, vindo de Curitiba, tivemos que pegar a BR 376 sentido Santa Catarina e logo após o Posto da Polícia entramos a esquerda e seguimos numa estrada, as vezes de saibro, as vezes um resto de asfalto. São 15 km de chão. Haja pernas. De vez em quando, alguns carros.
Pelo caminho, tudo vai acontecendo, muitas novidades. Belas paisagens, rios, algumas poucas casas e surpresa, uma cobrinha tentando atravessar a estrada. E vamos comendo goiaba e banana pelo caminho, junto de um grupo de pessoas animadas e queridas . A vegetação e o ar já são de litoral. Aqui respira se muito bem.
Segundo a história, o lugar serviu de refugio para alguns espanhóis fugitivos, que se aproveitaram da distancia das cidades e dificuldade de acesso. Por isso o nome Colônia dos Castelhanos.
Hoje imigrantes ucranianos e poloneses vivem ali e cultivam principalmente banana e promovem até a Festa da Banana na comunidade reverenciando suas tradições e costumes.
Esse rio é lindo, limpo, convidativo. Os banhos nessas águas relaxam e dão ânimo para outras atividades, como por exemplo, almoçar e comer muita banana.
Essas paisagens enchem os olhos e a alma superando qualquer cansaço. Caminhar junto a natureza é completamente gratificante.
Fizemos esse passeio com a TrilhasulEcotur.com.br
Nenhum comentário:
Postar um comentário