terça-feira, 24 de fevereiro de 2015

CIRCUITO DAS ÁGUAS - PARTE II

Parte II
Águas de Lindoia e Lindóia
Aí estão mais duas cidades irmãs do leste paulista de clima agradável e boa qualidade de vida. Lindoia fica a 10 minutos de Águas de Lindoia que se separaram a pouco tempo.
Uma das atrações de Lindoia é o Engenho Cavalo de Tróia e Vinícola Cremasco e Zanotelli, onde se pode degustar e comprar cachaça branca e amarela, licores e conhecer sobre a fermentação dos vinhos; saborear os sorvetes italianos entre eles o de queijo e queijo com goiabada, de abacaxi com vinho. Tem também doces caseiros, arroz doce, coalhada e café moído na hora que exalada um cheiro muito bom por todo o empório. Esta é uma visita imperdível.
  Águas de Lindoia
Outra cidade para os turistas se deliciarem com a tranquilidade,admirarem o verde dos morros que a cercam.
A atração, além das lojinhas de artigos de tricô e artesanato, fica por conta do Balneário Municipal de Água de Lindoia, cujas águas azuis de suas piscinas tem propriedades curativas e atraem muitos visitantes que se hospedam por aqui para relaxar, hidratar a pele e até para sanar problemas de pele. As águas são azuis devido ao alto índice de oxigênio encontrado nelas.
Com visita guiada, os visitante podem beber desta água na fonte que é bem cuidada e preservada

Outra atração é subir de trenzinho o Morro Pelado, que fica 1240m de altitude, donde se tem uma visão fantástica de toda a região, localizando várias cidadezinhas do circuito da águas ,incrustadas entre morros. Nos 360 graus o que se vê é deslumbrante. 

Monte Sião
É outra cidade pequena, tranquila, bucólica, poucos habitantes que vivem do comércio de roupas. É vizinha de Águas de Lindoia- SP, mas pertence a Minas Gerais. É referência de moda em tricô e atrai muitos turistas nas feiras de malhas e também das louças de cerâmica com detalhes em azul. Impossível não trazer nenhuma lembrança de lá. Eu garanti algumas.
Serra Negra 
A tranquila cidade de Serra Negra se transforma nos feriados e finais de semana. A cidade fica cheia de turistas e o  comércio fica agitado. As roupas de couro, as malhas, os bons preços fazem sucesso por aqui.
Mas prefiro a diversão. E lá vamos nós visitar a cidade, sentados num trenzinho chamado Maria Fumaça num sobe e desce danado, já que a cidade está construída entre morros. O tem leva até o alto de um morro. É divertido. 
Outra possibilidade é ir de teleférico até o alto onde está o monumento do Cristo Redentor. Lá tem um mirante também. As saídas são da praça da rodoviária. 
No caminho passamos por cafezais,fazendas e chegamos a uma chácara que chamam de Granjinha e que possui alguns animais interessantes, como mini vaca, pôneis, lhama e algumas aves exóticas. Apropriado para crianças. Ainda tem a oportunidades de ir ao alto do morro a 1310 metros puxados por um trator.         

                           

A visão lá de cima é deslumbrante. É possível avistar as cidades da região em meio ao verde que dão um belo espetáculo.
Outra possibilidade é fazer turismo rural, como por exemplo o Sitio Rio das Pedras. Local para pescarias, onde os donos podem preparar o peixe que você pescar ali na hora. Também saborear o delicioso café da tarde com aquelas delicias no fogão a lenha, bolos, quitutes caseiros e pães feitos ali mesmo e aquele cheirinho de café passado na hora. Além de contemplar a bela paisagem.
Até as capivaras repousam tranquilas na calçada.Esse contato com as paisagens maravilhosas e essas pequenas cidades bem estruturadas do leste paulista, fez me pensar que no Brasil ainda pode se viver muito bem, sim. Que o Brasil é completamente lindo. Seja no litoral, nos grandes centros e também aqui no chamado "interior", que indica que são as pequenas cidades mais distantes das capitais. E assim como vivem essas,  geram em nós, tranquilidade e serenidade. Boa viagem!

Nenhum comentário: