quarta-feira, 4 de março de 2015

SALTO PARATI - LITORAL DO PARANÁ

Esta é uma caminhada com desafios, mas nada absurdo. Indo pela estrada Alexandra, sentido Matinhos, PR 508, próximo ao KM 23 entramos a direita numa estrada de saibro, trafegável, tranquila e até um pouco larga. De repente a uns 600 m a estrada começa a estreitar e vai se transformando em uma trilha com subidas e descidas, pedras grandes, pedras pequenas, pedras escorregadias, devido a umidade constante. Afinal, estamos em meio a Mata Atlântica ainda bem preservada. Se chove então, tem lama e todo cuidado é pouco. É uma trilha cheia de novidades. Existe moradores por lá que só chegam em suas residências de bicicleta, a pé ou de barco, chegando pela Baía de Guaratuba. É chamado também de Caminho Novo do Cambará.
Para se chegar ao Salto Parati tem que caminhar mais ou menos 9 km.
Pelo caminho, flores, pássaros, rios, cheiro de mato  e bem estar em fazer parte deste panorama. Passamos pelos quintais dos moradores que são bem receptivos.


A cachoeira  vem do Rio Parati e forma uma piscina natural com águas frias mas convidativas e relaxantes. Merecedor, depois de tantos percalços.

 O almoço fica por conta do Sr Antonio que tem uma pequena estrutura para receber  turistas e caminhantes. Serve-se peixes, mandioca do quintal, afinal a chamada "comida caseira". Para os que querem pernoitar existe alguns quartos e até pode acampar por ali.

O caminho de volta é o mesmo, mais 9 km. E  depois de algum tempo já dá vontade voltar pra cachoeira. Qualquer dia vamos voltar.
Pelo caminho, um riozinho escondido.
Caminhar faz bem física e espiritualmente. Disso, ninguém duvida. Caminhar tão próximos da natureza exuberante, elevam seus pensamentos a contemplação e proporcionam alívio e  paz.

Nenhum comentário: