Parte I
O chamado Circuito das Águas Paulista é composto por 9 cidades, que são elas, Jaguariúna, Holambra, Pedreiras, Socorro, Amparo, Lindoia , Águas de Lindoia, Monte Alegre do Sul, Serra Negra.
Conheci, durante o período de Carnaval, alguns destes lugares bucólicos, com vales e morros para todo lado, de natureza exuberante, cidades pequenas, cada uma com sua característica marcante e suas particularidades. Mas alguma coisa elas tem em comum, qualidade de vida. Estamos falando de segurança, educação, moradia, emprego.
Jaguariúna, é a porta de entrada do Circuito. Cidade pequena, limpa e tranquila que vive hoje do cultivo da cana de açúcar, antes era o café. Possui alguns poucos atrativos, sendo um deles a Mogiana ou Maria Fumaça que antigamente fazia o transporte e escoamento de produtos agrícolas,mas com a estagnação dos serviços ferroviários, hoje funciona fazendo passeios turísticos com duração de 1 hora e meia nos finais de semana e feriados. Aliás, esse é um dos grandes atrativos do município. A estação de trem foi revigorada e transformada em praça de alimentação chamado de Botequim da Estação com muitas mesas ao ar livre e uma comida boa. Ainda, este espaço abriga o Museu Ferroviário que mostra os equipamentos usados para o funcionamento do vai e vem das locomotivas nos tempos idos.
Outra atração é o Parque dos Lagos que conta com 3 lagos grandes com peixes, quiosques, playgrounds e pista para caminhada, em 70 mil metros quadrados. É administrado pela Prefeitura.
Até aqui foi bom, mas vamos em frente, rumo a Holambra.
Holambra pertencia ao município de Jaguariúna e teve a sua emancipação em 1992, é portanto uma cidade bem nova. É reconhecida como uma das maiores produtoras de flores no país e é uma das maiores exportadoras da América Latina.É uma referencia em qualidade de vida. Foi fundada por uma comunidade de brasileiros habitantes do local e imigrantes holandeses, vindos do pós guerra. Os imigrantes mantem ali sua tradição e costumes holandeses, como os tamancos,moinhos, músicas e até na arquitetura dos prédios e casas. Todos os anos fazem a Festa das Flores, no mês de setembro, quando inicia a primavera, e atraem milhares de turistas.
Ainda tem muito mais, na Parte II, Águas de Lindoia, Monte Sião, Pedreiras e Serra Negra. Paisagens muito bonitas. Nos vemos lá.
Nenhum comentário:
Postar um comentário