sexta-feira, 27 de setembro de 2019

PARQUE ESTADUAL DO ACARAÍ - SÃO FRANCISCO DO SUL - SC - BRASIL

Trilha tranquila, fresca e silenciosa. A areia  fofa dá um certo conforto e torna  o caminho mais fácil. Vamos só na contemplação.
Sempre existe novidades por mais que conheçamos os lugares por aí.
Já conhecia esta praia mas jamais imaginei que além das pequenas dunas existiam trilhas que adentravam para uma Unidade de conservação  transformado em Parque Estadual.
Localizado na Praia Grande em São Francisco do Sul em Santa Catarina está o Parque Estadual do Acaraí. Criado em 2005 com o proposito de preservação e recuperação da vegetação e fauna do local. O Parque tem uma área de conservação de 6667 hectares.
Passando pelas praias de Enseada e Ervino vamos em direção a Praia Grande com seus 26 km de extensão. É uma praia selvagem, tranquila e na época de frio é deserta. 
Não há moradores ali  pelo fato de abrigar o Parque que preserva dunas, restinga, lagoa do Rio Acaraí e até sambaquis.
Saindo da estrada da praia, entramos numa trilha bem ampla que certamente caberia a passagem de um carro ali. Porém é proibido veículos e torna inviável devido a areia fofa e os montões de areia muito próximos uns dos outros. 
Pelo caminho flores, musgos, bromélias rasteiras, e uma mata não muito fechada. Foram 8 km até a saída de volta a praia. 
A novidade é que encontramos por ali, ruínas de uma igreja muito antiga e um cemitério  abandonado, o Cemitério do Casqueiro. Ao que indicam as placas, este local foi habitado por indígenas,  os primeiros moradores da ilha. Mas encontramos duas cruzes recentes.
Foi uma agradável manhã absorvendo tudo que a natureza nos oferecia 
Aproveitando o dia ainda fomos conhecer a Praia do Forte e o Museu Marechal  Luz.












(Foto do Patrick Jarwoski)


Praia da Enseada - balneário entre Praia Grande e Praia do Forte




O Forte Marechal Luz é um dos pontos turísticos de São Francisco do Sul, fica a 18 km do centro. Foi desativado em 1977 e em 1996 foi aberto para visitação.
O Museu fica no alto de um morro, Morro João Dias e mostra a história local com material militar e fotografias da época de funcionamento do Forte.
A subida pode ser feita de carro ou a pé, só que haja folego, é uma subida bem acentuada e paga uma entrada de R$ 2,00. A vista do alto é belíssima. Avista se a Baía da Babitonga e a Praia do Forte.









Estivemos lá com Patrick Jarwoski do Nós na Trilha Ecoturismo.

Nenhum comentário: