quarta-feira, 12 de dezembro de 2018

TRILHA NO VALE DAS OSTRAS- SP

Na cidade de Eldorado no Vale do Ribeira, São Paulo, estão localizadas algumas interessantes e deliciosas atrações turísticas. E esta especificamente na Comunidade Quilombola de Sapatú está o  Vale das Ostras, onde o ponto alto é a cachoeira Queda do Meu Deus com 53 m de altura.
Mas para chegar até ela temos que nos aventurar por outras tantas pequenas cachoeiras, todas muito convidativas e limpas. A trilha na maior parte do tempo é dentro do rio. Vamos ziguezagueando,  hora dento da água, hora nas margens. 
A transparência da água e o tom de verde esmeralda impressionam. O solo nesta região é de origem calcária, por isso a cor.
Com suas águas cristalinas e frias o Ribeirão das Ostras nos leva por aproximadamente 6 km mata a dentro.
Apesar da umidade da trilha as dificuldades são de nível fácil a médio.
Alguns tombos dentro da água aqui e ali fazem parte do evento. Ninguém reclama, e a diversão é garantida.
Os pés dentro da água, um banho aqui outro ali, uma massagem debaixo das quedas, o barulho das água que correm, o cheiro do mato molhado, o contato com a natureza renovam ânimos, forças e deixam os trilheiros rindo à toa. Alegra o coração. Alimenta a alma.
As fotos dão a ideia do que é essa trilha e o ponto final na grande cachoeira que nos faz ficar de boca aberta até poder dizer "meu Deus", tamanha a beleza desta queda d'água. Acho que por isso o nome. Queda do Meu Deus. Valeu o dia.
O Ribeirão das Ostras é o mesmo que adentra a Caverna do Diabo, outra atração do lugar que vou mostrar na próxima postagem.
E o caudaloso e extenso Rio Ribeira do Iguape passa ali bem próximo a essa região. Vem desde os campos gerais no Paraná  passando por essas comunidades indígenas e quilombolas do Vale do Ribeira até Iguape e Cananéia.
Como a trilha está em uma propriedade particular existe uma taxa de entrada e exige a presença de um guia.
Rio Ribeira do Iguape

 Enfim a Queda do Meu Deus
 
Agradeço a Quintal de Casa Ecoturismo por proporcionar este evento refrescante.

Nenhum comentário: