A cidadezinha beira mar com seu casario antigo e ruas estreitas acolhe os turistas em busca de novidades.
Tranquila e histórica, Cananéia fica no litoral sul de São Paulo bem próximo ao Paraná.
A grande atração fica logo ali em frente, o mar. Temos que atravessar de balsa até a vizinha Ilha Comprida para conhecer as belezas naturais da região.
Desta vez trilhamos rumo a parte sul da Ilha, o Boqueirão Sul.
A partir da Balsa andamos na Avenida Intermares até a Trilha das Trincheiras por aproximadamente 3 km em direção ao mar.
A sinalização indicando esta trilha não é muito aparente. Mas a partir da balsa a primeira entrada a direita. A placa indica " Trincheira, Baía dos Golfinhos".
Já à beira mar, entramos em uma propriedade particular numa trilha mais fechada em meio a vegetação. É permitida a passagem.
Os golfinhos estão ali saltitantes. O lugar é bem interessante. A cor ferrugem dos barrancos se contrastam com a brancura da areia. É a ponta mais ao sul da Ilha.
Dali avistamos a Ilha do Cardoso que também é um ponto turístico do lugar.
Pela praia deserta, a impressão que dá é que o mar vem, ao longo do tempo, comendo a vegetação da orla.
Por uma longa distancia encontramos troncos de árvores caídas e arrastadas para a praia. As vezes tem tantas caídas que até impedem a passagem obrigando a fazer malabarismos por cima dos destroços ou passar pela água . Eu optei por andar com os pés descalços sentindo a água refrescante.
Depois de uma curva, como se estivéssemos voltando, o mar se mostra mais aberto e com mais ondas e a praia mais livre. A vegetação fica mais longe do mar. Aqui as conchinhas aparecem na praia.
No final deste trecho já aparecem alguns quiosques e bares que atraem os banhistas e turistas.
Para voltar a Balsa temos que percorrer 4 Km numa reta interminável e com muito sol.
É a Avenida Intermares.
E o grupo continuou persistente e animado. No total caminhamos 14 km.
Já de volta em Cananéia vamos curtir a cidade que tem restaurantes, lanchonetes, Museu, pracinha e um calçadão beira mar.
A paisagem com os morros ao longe, a quietude da praia deserta, só com o barulho das ondas, as novidades do caminho, o exercício físico, e depois o almoço delicioso com peixe fresco, tudo colaborou para que eu possa dizer. " Foi um dia muito bom".
TRILHA DA TRINCHEIRA
AVENIDA. INTERMARES
Nenhum comentário:
Postar um comentário