quarta-feira, 4 de julho de 2018

CAMAPUÃ E TUCUM - MORROS DO PARANÁ

Ver a paisagem de cima é fantástico.  Que experiência boa! Que sensação de privilégio! Do cume de um morro se avista outros tantos. Mas não pense que para ter essa visão é fácil. Há que se esforçar. Ainda mais quando se trata de dois morros no mesmo dia, Morro Camapuã e depois outro mais alto ainda, o Tucum. A altitude deles é de aproximadamente 1710 m e 1730 m.
Esses morros,  ficam na Serra do Ibitiraquire. É um conjunto  de morros,  uns mais altos outros mais baixos, cada  um com seu atrativo.  Quero visitar mais alguns enquanto posso. 
Estão localizados entre Campina Grande do Sul e Antonina no litoral do Paraná. 
A subida começa em uma propriedade particular, Fazenda Bolinha, que oferece estacionamento, banheiros e um pastel delicioso quando da descida e final da trilha.
O dia estava perfeito, O sol brilhou. As nuvens em constante movimento modificavam o panorama.
Mas vamos falar do caminho pra chegar ao cume. A trilha é dentro da Mata Atlântica. Só subida. Raízes e pedras e riozinho pra atravessar. Várias vezes o mesmo riozinho de água limpa e refrescante. E mais subida forte, e mais pedras grandes e mais raízes até chegar na vegetação rasa de céu aberto chamado de Campos de Altitude . Mas o cume não é aí ainda.  Vamos subir mais. 
Olhando parece um morrinho, mas tente subir. A subida é na rocha inclinada, O esforço físico é pesado. Mas tá, vamos subindo e parando olhando a paisagem magnifica que vai se descortinando aos poucos. Foram 3 ou 4 horas. Sei lá.
Quando chegamos no cume  do Camapuã somos recompensados com o visual das silhuetas verdes dos morros vizinhos.  São muitos e formam um conjunto espetacular aos olhos. E ainda podemos ver ao longe  a represa Capivari Mirim.
É hora de descanso e contemplação. A gramado  e as rochas servem de cama. Cada um  procura um canto.  
Descansados vamos em frente que ainda tem mais um morrinho pra subir. Só mais uns 30 metros pro alto.
Pra chegar no Tucum temos que descer morro abaixo e subir rocha (morro) acima. É pesado. Mas estamos mais perto do famoso e imponente Pico Paraná, o mais alto do sul do Brasil.
Consegui!
Não pense que pra descer é mais fácil. É cansativo também. Haja joelho. São mais umas 3 horas. Hora do pastel e do pôr do sol.
Enfim, chegamos mais vivos do que nunca e com uma experiência a mais pra contar. Valeu muito, Recomendo. 
Veja algumas fotos.


Camapuã
 


 Rumo ao Tucum
Tucum

 Tucum e Pico Paraná ao fundo
 Morro Ciririca



 O  Quintal de Casa Ecoturismo nos guiou com muita competência nesta jornada.  http://www.quintaldecasa.eco.br/



Nenhum comentário: