A temporada de trilhas em morros e montanhas começou. Os dias secos e de céu aberto do outono/inverno são propícios para se ver ao longe, apesar do frio e as vezes do vento gelado. É fascinante ver do alto.
Em Piraquara no Paraná estão localizados três morros que atraem os apaixonados pelas alturas e aventureiros. Não são nem tão altos e nem estão no chamado grau de dificuldade difícil, mas o circuito dos três morros em questão não é tão fácil como querem alguns.
Esses morros estão localizados em uma propriedade particular em Piraquara, região metropolitana de Curitiba. Paga um pouco para entrar. Com estacionamento e lanchonete, onde na volta a gente pode saborear um belo pastel. A partir daí seguimos primeiro rumo a Torre Amarela.
O principiante pode sofrer um pouco, mas vai conseguir. Com calma e cautela. É um caminho com pedras altas para escalar, com vários grampos, correntes e cordas para subir ou descer, além de todas as raízes e troncos pela trilha. Mas tudo isso, que parece obstáculo, é justamente para facilitar a vida do trilheiro, são apoios. E se você estiver em grupo, muito melhor porque um ajuda o outro. Eu consegui! E a visão do alto é inspiradora e vale o esforço.
Maior parte da trilha fica dentro da mata atlântica e é sinalizada com fitas em galhos e as vezes no chão.
A Represa de Piraquara bem a frente fica muito bonita vista do alto. São os Mananciais da Serra. Já falei deles aqui no blog ( veja o marcador: Piraquara -Mananciais da Serra). As cidades ao longe parecem ínfimas ante a vastidão. Lá ao longe está Curitiba. Todos os três morros tem em média 1300 m de altitude e são os últimos que fazem parte do Parque Estadual do Marumbi. Por um outro ângulo a visão é do Pico Marumbi e outros morros da Serra do Mar.
O da Torre Amarela é o menor e é muito procurado pelos praticantes de rapel que se aproveitam dos paredões sem vegetação e de boa inclinação.
O do Vigia, está no centro cuidando dos outros. É o mais alto.
O do Canal é o mais pedregoso e onde se tem o maior número de paredões com correntes e grampos. Há que se ter cuidado aqui.
Todo o circuito é feito em aproximadamente 6 horas com paradas para contemplação e lanches.
Veja algumas fotos.
TORRE AMARELA
Ao longe Pico Marumbi
MORRO DO CANAL
MORRO DO VIGIA
TORRE AMARELA
TORRE AMARELA
PELO CAMINHO
Nenhum comentário:
Postar um comentário