Está localizado em Morretes, litoral do Paraná, mais uma das belezas naturais do estado. E por que não dizer, deliciosa.
A uns 100 m do IAP ( Instituto Ambiental) em Porto de Cima, localidade próxima a Morretes, a placa discreta e quase apagada do Salto dos Macacos indica o caminho.
O caminho para se chegar é considerada trilha fácil. Mas tem alguns altos e baixos e alguns riachos pra atravessar e no final um trecho bem "puxado". A trilha é toda dentro da Mata Atlântica e bem demarcada. É bem concorrida pelos amantes da natureza de finais de semana. O percurso é feito em aproximadamente 2 horas para os acostumados com trilhas. E depois mais 2 horas pra voltar.
Logo de início tem que atravessar o rio Nhundiaquara justamente onde se forma uma pequena ilha e o rio se divide em dois até se encontrar de novo. Por isso, são duas vezes de água fria até as canelas quando o rio não está cheio. Mas é fácil, é um rio de pedras que servem de apoio. No verão é delicioso.
O Salto dos Macacos está na Serra da Farinha Seca, e o Rio é o dos Macacos, que de repente encontra uma queda de 70 metros de altura e despenca por ela.
Sem dúvida essa queda é um espetáculo. A partir daí são formadas várias piscinas nas pedras já bem desgastadas e lisas como se fossem tobogãs. Diversão para muitos mas há que se ter cuidado.
Fora isso, a água é transparente, convidativa e limpa, mas fria em todo tempo. Fora isso, descendo mais um pouco, forma se outro salto. O chamado Salto Redondo com queda de aproximadamente 30 metros.
Fora isso, a água é transparente, convidativa e limpa, mas fria em todo tempo. Fora isso, descendo mais um pouco, forma se outro salto. O chamado Salto Redondo com queda de aproximadamente 30 metros.
Fora isso, sentada na pedra quente, graças a Deus, pra aquecer da água fria, depara se com a visão do Pico Marumbi. É possível ver até o trem passando ao longe serpenteando a montanha.
Fora isso, é tudo tão bom que a gente quer voltar sempre. As fotos mostram tudo isso.
SALTO DOS MACACOS
PICO MARUMBI
SALTO REDONDO
Desta vez fomos com o guia Marcyo Lopes da Paraná Ecoturismo. Foi ótimo.
Nenhum comentário:
Postar um comentário