terça-feira, 21 de novembro de 2017

SERRA GAÚCHA - Vale dos Vinhedos

 Com altitude acima dos 1000 m a Serra Gaúcha é constituída por várias cidades habitadas em sua maioria por imigrantes italianos e alemães.
Os alemães se instalaram na região de Gramado e Canela. Os italianos  aproveitaram o acidente geográfico montanhoso de outra região próxima dali para a plantação da uva e fabricação do vinho.
Visitei esta região do Vale da Uva e do Vinho. Passei por Farroupilha, Caxias e arredores,que também produzem vinhos. Mas visitei mesmo Antonio Prado, Flores da Cunha e Bento Gonçalves.
 Foram várias degustações de sucos de uva e vinhos fabricados ali mesmo nas centenas de vinícolas instaladas nesta região. Não, não ficamos bêbados, como disse, são só degustações mínimas e de vinhos de excelente qualidade.
Ainda se conservam alguns hábitos trazidos da Itália, inclusive alguns ainda falam o dialeto talian. A comida também tem um toque do país de origem.
A região é um forte polo turístico, tanto pelas belas paisagens serranas onde as plantações de parreiras somem de vista, como pelo aconchego do povo simpático e as boas comidas. O clima frio também  é uma das atrações no período de inverno.


ANTONIO PRADO
Ainda guardam algumas das construções da época da imigração italiana. É uma das cidades do sul que mais preservam suas tradições.
Aqui foram filmadas cenas para o filme " O Quatrilho" que retratava exatamente esses tipos de moradias e a vida difícil dos imigrantes italianos.






Aqui Antonio Prado hoje. Cidade mais moderna mas que mantem a tranquilidade e suas tradições.






BENTO GONÇALVES
A principal atração turística de Bento Gonçalves são as vinícolas. São muitas, desde as pequenas, as familiares até as grandes e famosas.
É considerada a "capital do vinho" e é a maior produtora de uva e fabricação de vinhos do Rio Grande do Sul. Entre as vinícolas de renome estão a Aurora, a Miolo, a Casa Valdugo.













FLORES DA CUNHA
Também teve colonização italiana e preserva as tradições, e claro, possui muitas vinícolas.  É um dos maiores produtores de uva e vinho do Brasil. É na área rural e serrana que realmente se mostra  a grande produção de uva. É na comida, no jeito de falar, na religiosidade que o colono  mostra sua cultura. O lugar tem belas paisagens. É bucólico. Tranquilo e silencioso.  



O Galo é um simbolo da cidade devido a uma estória do passado.
A Vinícola Salvatore é dirigida pela própria família, num prédio bonito por fora e por dentro, localizada no centro de Flores da Cunha










Para estes passeios o acompanhamento de guia é essencial.  Tivemos um guia local competente, divertido e disponível. Contato: Laudemir - recklaudemir@gmail.com  F: (54) 981165658.  A  trilhasulecotur@yahoo.com promove os passeios e caminhadas. 

Nenhum comentário: