O Cânion Guartelá é o 6° maior cânion do mundo em extensão. Já falei do Parque Estadual do Guartelá aqui em outra postagem. Está localizado no planalto dos Campos Gerais em Tibagi no Paraná.
Desta vez visitamos uma outra face ou a continuação mais profunda dele que fica em uma propriedade particular, a Fazenda São Damásio, que já teve, antigamente, nessas terras um quilombo e também a presença de índios.
A trilha percorrida durou em torno de 6 horas passando pelas encostas dos paredões de arenito e rochas de origem vulcânicas. Algumas das trilhas à beira dos penhascos. Lá do alto se vê o rio Iapó.
Entre sobe e desce chegamos até o rio que atravessa o Cânion bem lá embaixo. Divide os municípios de Tibagi e Castro. Por ser um rio com uma boa corredeira atrai praticantes de rafting e alguns pescadores.
A natureza esculpida ali é de uma beleza impar e surpreendente. Um belo cenário.
Os proprietários da Fazenda recebem grupos de visitantes e oferecem café colonial na volta do trajeto.
Para se chegar ao cânion, antes passamos por lavouras e criação de gados e cavalos que os proprietários mantem como atividade lucrativa.
Não é mais permitido a pratica de esportes radicais ali nas rochas. Até pouco tempo o rapel e até uma tirolesa faziam a alegria de alguns visitantes. Preservar é preciso.
O valor pago pela entrada, guia e lanche não é caro, aliás é razoável para um evento gratificante de um dia diferente.
As fotos mostram um pouco desta estrutura natural formada aqui. É interessante, muito interessante.
As fotos mostram um pouco desta estrutura natural formada aqui. É interessante, muito interessante.
tibagiturismo.com.br/sãodamasio
Rio Iapó visto do alto
A imaginação cria figuras das mais diversas nas esculturas naturais na rocha.
Rio Iapó
O contato com a natureza nos faz feliz porque fazemos parte dela. É privilégio olhar e sentir esta paisagem tão singular.
Nenhum comentário:
Postar um comentário