segunda-feira, 14 de março de 2016

CANYON GUARTELÁ - TIBAGI - PR - BRASIL

O Parque Estadual do Guartelá foi criado em março de 1992 por Decreto no intuito de preservar para o futuro, o patrimônio natural, arqueológico e pré histórico da região do Canyon do Rio Iapó. Todo o terreno da região é arenoso e as formações rochosas também areníticas. Também assegurar fauna e flora local, sendo a vegetação  de gramíneas, samambaias, alguns arbustos do cerrado, algumas araucárias e flores dos campos gerais, característica da região.
Com a criação do Parque o fluxo de turistas passou a ser controlado. Por causa da depredação das rochas de arenito, da fauna e flora, não é mais permitido acampamentos, fogueiras, churrascos dentro do parque, também não há restaurante ou lanchonete. Para quem vai ficar mais tempo ali, deve levar seu lanche e sua água. 
É utilizado para contemplação, caminhadas e bons banhos de rios, depois das trilhas, que tem suas nascentes nas rochas e que jorram água cristalina por sobre as pedras e areia. Pelo movimentos da água que desce, de forma circular formam os chamados " panelões". Maravilha da natureza. Não vou esquecer tão cedo.
O Parque está compreendido em 798,7 hectares. O Canyon é considerado o 6º maior do mundo em extensão. São 32 km de extensão.
Está localizado a 18 km de Tibagi e 200 km de Curitiba.
São duas trilhas liberadas ao público. Uma delas de mais ou menos 6 km e dá acesso ao mirante principal com vista para o Canyon do Rio Iapó, que corta o desfiladeiro com corredeira forte; aos Panelões do Sumidouro, a Cachoeira da Ponte de Pedra com queda d'água de 200 m de altura.
Outra trilha também guiada e com limite de visitantes, segue pelos Arenitos do Gavião que mais parece uma cidade de pedras, as Pinturas Rupestres que ainda restaram e ao Portal de Pedra.
Não é cobrada taxa de entrada, porém para esta segunda trilha é necessário contratar guia com antecedência. Sem dúvida é um ótimo passeio. Veja as fotos.










Panelão com caldo delicioso

Existe ainda duas ou três famílias que já moravam dentro do Parque e que continuaram com suas vidas ali com permissão legal.


AS FLORES DO CAMPO
Nascem espontâneas e de cores muito vivas por entre as rochas.



































A CIDADE DE PEDRA
As formações rochosas neste local são verdadeiras obras de arte. Esculturas naturais que mexem com o imaginário de cada um. Chamado de Arenitos do Gavião.








 Algumas poucas inscrições rupestres na pedra são preservadas aqui neste local



Depois dessa caminhada de ida e volta pela Cidade das Pedras sob o sol, que tal um bom banho nos panelões? Quero voltar!


Nenhum comentário: