segunda-feira, 18 de janeiro de 2016

BURACO DO PADRE - PONTA GROSSA -PR

Tive o privilégio de conhecer mais uma das belas esculturas naturais aqui do Paraná. São paisagens atraentes e instigantes.
No distrito de Itaiacoca em Ponta Grossa está localizado o Buraco do Padre e a Cachoeira da Mariquinha. São dois lindos pontos turísticos dos campos gerais. O Buraco do Padre, é uma furna, com uma cascata que desce para o interior da gruta numa queda de 30 metros. A corrosão nas rochas feita pela circulação das águas formou um salão e diferente de outras furnas, o acesso é feito por sua base, caminhando um pequeno trecho por dentro do rio. Não se assuste. É bem raso, algo como, até a canela. É formada pelo Rio Quebra Perna. 
O Parque está numa área particular e hoje é preservado e administrado pela empresa Águia Florestal.
O nome Buraco do Padre é chamado assim por relacionar os padres jesuítas que estiveram nesta região dos Campos Gerais com o intuito de converter os índios locais ao cristianismo e usavam este local para as meditação, orações e contemplação.
O acesso ao Parque se dá pela Rodovia do Talco (PR 513). A partir do Campus da Universidade de Ponta Grossa 16 km e mais 5 km em  estrada rural, de chão, ou seja, sem pavimentação. E da entrada do parque ao local da furna é necessário caminhar por 1 km. Tranquilo, quando se está em meio a natureza.
É um lugar encantador, e que nos deixa surpreendidos cada dia mais, com as obras da natureza.
Toda essa região é de rochas lindamente esculpidas pela ação do vento ou da água e que formam um belo cenário.



Já voltamos com a sequência: Cachoeira da Mariquica, outra bela atração.




Nenhum comentário: