terça-feira, 26 de agosto de 2014

PASSEIO DE UM DIA PELOS ARREDORES DE CURITIBA - PARANÁ

Ah! Como se espera o final de semana. Como é bom  esse intervalo na rotina desgastante da semana. E andar por aí pode fazer muito bem , mesmo que seja a alguns quilometros da sua cidade.
Quando a gente viaja, boa parte dos problemas se esvanecem, saem de foco e a preocupação maior é com o que vai acontecendo ao seu redor. É um tanto arrebatador.
Aproveitamos um sábado para visitar Quatro Barras que fica a 21 Km da capital Curitiba. A pequena cidade de um pouco mais de 20.000 habitantes está envolta pela Mata Atlântica  com morros, rios de águas cristalinas e estradas que levam a área rural. 
Começamos nosso roteiro, ainda na BR 116, Km 69,mas já em Quatro Barras onde está a Vinícola Família Fardo para  conhecer e degustar os vinhos elaborados por eles. Seus proprietários recebem os visitantes com carisma e simpatia e nos contam como viram seu sonho de construção desta vinícola, aqui no Paraná, se tornar realidade, uma vez que tanto a uvas como as pedras utilizadas na construção do prédio foram trazidas do Rio Grande do Sul. Enquanto  caminhamos dentro da Adega  recebemos do enólogo, especialista em vinhos, uma aula de todo o processo  de elaboração, manutenção, armazenamento e qualidade dos vinhos.




Apesar de não me dar muito bem com vinhos, valeu pelo conhecimento da mecânica da feitura desta bebida tão apreciada por tantos. A degustação é sempre uma etapa bem esperada pelos visitantes.É realizada ali mesmo dentro da adega, e com um serviço de ótima qualidade e bom gosto. Mesmo leiga em sabores de vinho, consegui sentir a diferença entre eles, saboreados com petiscos e o espumante com sobremesa. 

Como diz o Sr Ambrosio Fardo:" O vinho elaborado nesta vinícola não é para beber simplesmente, é para saborear".

Está aí uma opção para os curitibanos e outros viajantes. Agende sua visita. www.familiafardo.com.br
Seguindo pela antiga Estrada da Graciosa vamos apreciando a paisagem rural. Muitas chácaras, muito campo, vacas, cavalos, galinhas. Visitamos a Chácara Raízes Gauchas que possui produtos totalmente orgânicos. Para que se possa obter o selo de orgânico , não pode usar produtos químicos, e esses proprietários tem o cuidado de não perder o selo, a começar pela compostagem de adubo, ração das aves e outros animais. Vendem aos visitantes por um preço razoável, verduras, legumes, ovos, queijo, compotas, doces, pães caseiros e outras delícias. Estrada da Graciosa, 6339

Mais adiante, saindo da Estrada da Graciosa, vamos para Av São Sebastião onde está localizado o Restaurante Rosa Brasil. Comida feita no fogão a lenha,em panelas de ferro  num ambiente de galpão. Não tem sofisticação. São elementos tão simples, mas de sabor especial. As verduras são orgânicas, produzidas na região. A costela é assada no chão durante pelo menos 5 horas. Deliciosa. De sobremesa, abobora cabotia cozida no forno com a casca, e depois deitada em calda grossa e doce. Muito bom!

O restaurante possui uma área de campo onde os clientes, depois do almoço, podem andar a cavalo, charrete e curtir sossegadamente as galinhas d'angola, patos e pavões correndo prá e prá cá.


Ao lado do restaurante há ainda o Café Colonial da Bisa, que serve delicias doces e salgadas, feitos em fogão a lenha, sucos naturais e frutas da época, num ambiente natural e agradável, bem decorado com janelas abertas para o campo e o morro do Anhangava.
E assim depois de passar o dia envolvido com a coisas da natureza,  você recobra as energias e está pronto para voltar para sua rotina de forma mais descansada.

Nenhum comentário: