domingo, 1 de junho de 2014

BEM VINDOS À CURITIBA

       Queiramos nós os brasileiros ou não, protestemos ou não, teremos a Copa Mundial de Futebol no Brasil.
      Confirmado os jogos da Copa do Mundo em Curitiba, vamos lá conhecer melhor esta cidade. Aliás, é a minha cidade. 
Curitiba irá receber 4 jogos: Irã X Nigéria, Honduras X Equador, Austrália X Espanha e Argélia X Russia.
       Estaremos entrando no inverno na época da Copa e Curitiba é a capital mais fria do Brasil, mas nada que espante os torcedores, pelo menos não os curitibanos. O clima pode até ficar bem quente. Dizem que até lembra a Europa. Tem seu charme.
      Me desculpem, não só por bairrismo, mas tenho andado por aí, e sem dúvida Curitiba é uma das capitais mais limpas e organizadas do Brasil. De muitos parques, de muitos verdes. De um sotaque  e um palavreado deveras particular, influenciado pelas culturas polonesa e ucraniana, italiana e alemã. Como pode salsicha ser chamada de vina? Pode, aqui em Curitiba.
     É terra do "leite quente que dá dor de dente na gente" com todos os "es" bem marcados. É lugar de gente que separa o lixo do que não é lixo. Que fica envergonhado de jogar o lixo no chão. Gente séria, que trabalha muito, que aguenta o frio e o calor no mesmo dia devido ao clima inconstante daqui. Que chama o menino de piá e a menina de guria.
     É uma cidade moderna, mas ainda guarda um ar de "antigamente", com algumas casas em madeira, no estilo europeu, em meio aos prédios e asfalto.
    É uma cidade de artistas, atores que fazem sucesso na TV, no teatro, na música e na escultura, como o famoso muralista Poty que tem suas obras espalhadas pelos murais da cidade. Tem o escritor famoso Dalton Trevisan, conhecido como O Vampiro de Curitiba, e o poeta Paulo Leminski. E por falar em teatro, temos vários aqui, excelentes. E em época do Festival de Teatro de Curitiba, a arte se espalha pelas ruas para crianças e adultos.
     Sem dúvida que vou mostrar as costumeiras fotos dos pontos turísticos, que a maioria já viu nas revistas e blogs de viagens, mas quero mostrar outro ângulo que gosto também e talvez te interesse.
Este ônibus pode te levar por 25 pontos turísticos da cidade, os mais famosos. A passagem dá o direito de fazer 4 paradas para conhecer melhor algum lugar que te chame mais atenção. Funciona de terça a domingo, das 9:00 horas as 17:30 hrs  saindo de 30 em 30 minutos. Detalhes no site www.urbs.curitiba.pr.gov.br/transporte/linha-turismo. Recomendo.

 Calçadão da Rua das Flores

Curitiba é uma cidade de todas as gentes, de todas as raças, assim como é também o país todo. Há aqui monumentos que homenageiam todas esses povos que contribuíram para o desenvolvimento da cidade trazendo suas culturas particulares. Tem o Bosque do Alemão e de Portugal, a Praça do Japão, Santa Felicidade dos italianos, Bosque do Papa, dos poloneses e ucranianos, Fonte de Jerusalém, memorial judaico, Memorial Árabe, Praça Espanha.

Praça do Japão fica nas proximidades do estádio Arena da Baixada, onde vão acontecer os jogos da Copa.

A Praça Osório abriga os mais diversos eventos ao longo do ano com barraquinhas de comidas típicas de vários países e artesanatos.
A Praça do Homem Nu como é chamada, é na verdade a Praça 19 de dezembro e fica em frente ao Passeio Público que hoje é um pequeno zoológico. Esta estátua gigante existe desde 1953 em homenagem ao curitibano olhando para o futuro.

Mural de Poty Lazzarotto

O transporte público aqui  é eficiente e econômico, apesar de ainda assim ocorrerem algumas reclamações. As canaletas da maioria dos ônibus são exclusivas e as estações tubos fazem conexões e integração de bairros de um extremo a outro, sem pagar nova passagem.   Os ônibus são novos e modernos.

Mas nem só de frio e chuvisco vive Curitiba. Neste verão chegou a 38° e quase deixou os curitibanos malucos. Não estamos acostumados. Por mais que se reclame do frio, sentimos falta dele.
As calçadas são feitas em formato que lembram o pinhão. Semente do pinheiro Araucária, árvore típica do Sul do Brasil e em grande quantidade aqui nos arredores de Curitiba.O próprio nome da cidade significa na língua tupi, terra de muitos pinheiros. Árvore preservada por lei e proibida de corte, que soltam suas pinhas com seus pinhões justamente no inverno e fazem parte da culinária das festas juninas.

 Curitiba tem a Rua 24 Horas que é uma passagem coberta, no meio da quadra dando acesso a rua dos fundos. Nela tem bancos, restaurantes, lanchonetes, lojinhas.
Curitiba tem zoológico.
Um deles fica no centro da cidade. É o Passeio Público. É o zoológico da minha infância. Dos passeios domingueiros da população curitibana nos anos de outrora, onde as crianças faziam a festa. Mas o espaço foi ficando pequeno para abrigar animais grandes e os prédios foram se aproximando do parque. Hoje abriga só animais pequenos como aves, primatas, aquário de peixes. Os restaurantes a beira do rio continuam. 



Os animais grandes foram transferidos para um outro espaço de 500 mil metros quadrados em um bosque afastado do centro, onde pudessem ficar mais confortáveis e em recintos semelhantes aos seus ambientes naturais. Estão expostos mais 1000 animais. É um lugar aprazível, um espetáculo de vida e beleza, com vegetação nativa e muito para se ver. Faz-se uma boa caminhada. É um passeio curioso para adultos e crianças.
É aberto de terça a domingo e a visitação é gratuita.













  
Curitiba tem vida noturna com muitos restaurantes, churrascarias, bares e outros.  Se estiver hospedado no centro aproveite o Largo da Ordem, O Bar do Alemão é famoso e se  estiver      próximo ao    Estádio curta os estabelecimentos do Batel. Veja mais no site: www.descubracuritiba.com.br/baresbaladas/busca/0,0.

Largo da Ordem, onde a noite ferve.
O Museu Oscar Niemeyer, também chamado de "Museu do Olho", foi arquitetado pelo próprio Oscar Niemeyer e leva este apelido devido a  arquitetura arredondada da fachada trazendo a lembrança de um olho, e é uma das boas atrações de Curitiba. São 12 salas para exposição temporárias nas áreas visuais, design e arquitetura e  fixas com um acervo de 3400 obras, com produções de artistas paranaenses, brasileira e internacional.



 O Museu fica ladeado por uma bela área verde

 Exposições internacionais e paranaenses
É aberto ao público de terça a domingo, das 10 s 18 hrs, valor de R$ 6,00 inteira. Nos primeiros domingos do mês, é gratuito.
No próximo post vou trazer os costumeiros pontos turísticos como O Jardim Botânico, Bosque do Alemão, Ópera de Arame e outros.

Nenhum comentário: