quinta-feira, 15 de maio de 2014

RIBEIRÃO CLARO - PARANÁ

Dias desses tive o prazer de conhecer a pequena e tranquila cidade de Ribeirão Claro , que está localizada numa região privilegiada no interior do Paraná, junto à montanhas, colinas e muito verde. Faz divisa com São Paulo justamente no Rio Paranapanema e também o Rio Itararé. As paisagens  são reconfortantes. 
Os atrativos turísticos estão fora da cidade, porém as acomodações dos viajantes estão nesta pequena área urbana. São poucos os lugares de hospedagens. A Pousada Victor  é um lugar familiar, limpo e bem cuidado e sua dona trata as pessoa de forma agradável e com aquela amabilidade interiorana que nos põe totalmente a vontade. Em anexo funciona também a pizzaria da pousada que funciona a noite, às vezes com música ao vivo. Na praça principal é onde todos os eventos acontecem, desde cantorias ao vivo até exposição de carros antigos. Tem os doces e conservas da Elzinha que inventa de tudo na sua pequena fábrica. Muito bom.

Fora da área urbana os atrativos são as cachoeiras, as trilhas, os esportes radicais, como paraglider, rappel, cavalgada e contemplação.
É comum encontrar turmas de motociclistas que saem com suas máquinas para passeios nesta região. Se juntam para almoçar num restaurante localizado na beira de uma estrada tranquila e que serve comida caseira. Delícia! 
A cafeicultura já foi um grande negócio por aqui, graças a terra roxa e rica. Hoje ficaram algumas poucas fazendas de café que tiveram de diversificar seus produtos para sobreviver. A Fazenda Monte Claro é um exemplo disto. Cultiva também a macadâmia, que é uma espécie de castanha, usada no preparo de pães e bolos. Esta Fazenda abre as portas para visitação, mostrando todo trajeto de beneficiamento do café e ainda  com direito a degustação da macadâmia. Ainda existe alguns pés de café por ali.
Fruto da Macadâmia

No tour pela Fazenda podemos encontrar a maior figueira do Brasil

Represa Chavantes atrai turistas para o Festival de Pesca todo ano no mês de Abril. Aqui existe pousadas e até um resort.
Cultivo de peixes na Represa Chavantes
Outra atração turística é essa ponte suspensa 
A Ponte Alves Lima  é a unica ponte pênsil do Paraná e passa sobre o Rio Paranapanema, e apesar de estreita e feita em madeira, era passagem de carros e caminhões.Trouxe uma grande contribuição histórica para esta região. Liga Ribeirão Claro à Chavantes em São Paulo e foi denominada como "a ponte da salvação da lavoura" no período de ouro do café. Utilizavam esta ponte para travessia de café para Estação Ferroviária que fica em Chavantes. Foi destruída 3 vezes durante a Revolução Paulistana e outra revolução e mais tarde em uma enchente.  
Hoje, depois da reforma é só uma atração turística a mais para a cidade.

Gostei de andar por este local bucólico e aprazível, esquecida de horário e compromissos.

Nenhum comentário: