quarta-feira, 2 de dezembro de 2020

Vale da Utopia - Santa Catarina

Quer praia ou campo?
Aqui tem os dois.
Tem morro, rochedos, campo e mar.
Tem visual incrível. Realmente uma pintura.
Em Santa Catarina ainda existe lugares assim, desabitado, com a natureza na sua melhor forma.
Ali está o Vale da Utopia.
Tem água doce também porque um riacho passa descendo em direção ao mar.
E o visual é incrível. O mar de águas muito azuis .
Tem bois pastando e pra todo lado um visual incrível.
Tem até uns banheiros sem teto e duas torneiras de água do riacho. Mas é só.
Até onde sei, tem um morador permanente lá que se diz o dono dessas terras.
Saímos da comunidade da Guarda do Embaú em Palhoça, SC, bem cedinho pra ver o sol nascer. Uma trilha um pouco íngreme com cerca de 30 min de subida  nos leva a visão de uma bela paisagem. As Dunas da Prainha.
Descemos então até a Prainha, praia completamente desabitada, e vamos assistindo o nascer do sol enquanto subimos e descemos em direção ao Vale.
A trilha passa em meio ao campo até se abrir pra este visual incrível da Praia do Maço.
Lugar perfeito para acampar de forma mais rústica e curtir as belezas naturais do lugar, porque aqui não há infraestrutura de alojamento, nem de nada.
Quando voltamos, subimos o morro em direção a Praia da Pinheira para novamente chegar a Vila da Guarda do Embaú, que é um vilarejo típico praiano, de muitos turistas e acolhedor. Onde pode comer bem, comprar artesanatos e ficar bem hospedado. Onde pra se chegar ao mar tem obrigatoriamente que atravessar um rio de água doce, com água até a cintura nos lugares mais fundos. É o Rio da Madre.
É uma aventura prazerosa. Que sensação boa.
 Veja algumas fotos

sábado, 31 de outubro de 2020

Da Praia da Ferrugem a Praia do Rosa - Santa Catarina - Brasil

Quer caminhada que traz leveza, belezas naturais, bem estar? Aqui tem tudo isso. Tem praia, tem gramado, campo, tem morro, costões e tem visual deslumbrante.
Todo esse trajeto é recheado de novidades, de areias claras e mar convidativo.
Partindo da Praia da Ferrugem, em Garopaba, iniciamos nossa caminhada com destino a Praia do Rosa passando pelas praias da Barra, Ouvidor e praia Vermelha em trilhas rusticas mas agradáveis.
A trilha até o Rosa tem sobe e desce, ficando mais pesada em alguns trechos mas nada que te faça desistir, pelo contrário, são convidativas a seguir em frente.
A Ferrugem é um balneário com mais moradores ,uma praia de areias mais escuras, mais amarronzadas, daí o nome ferrugem. Saímos da praia longa para os rochedos da Barra.
A praia da Barra de Ferrugem é um lugar incrível com o mar batendo nos rochedos e que dá acesso a praia do Ouvidor.
Por aqui a trilha vai morro acima em um campo como se não fosse beira mar. Algumas árvores  do local oferecem sombra para um descanso e  lanche.  O visual é belíssimo. Dá um ânimo.
A Praia do Ouvidor é igualmente bonita, silenciosa e com pouco movimento de pessoas e é passagem para Praia vermelha.
 A Praia Vermelha vizinha da praia do Ouvidor é bem rustica, bem preservada com muito verde. A família Gerdau fez aí o seu refugio. É área particular mas é também passagem para praia do Rosa. Existe uma trilha de acesso que vai costeando o mar, com algumas passarelas construídas em madeira liberada aos pedestres.
Todas essas praias são de um azul intenso. Natureza exuberante.
Enfim a Praia do Rosa, fica em Imbituva, é mais movimentada, bastante procurada por turistas, surfistas, com mais recursos de hospedagem e restaurantes. Porém é também rustica e a grande atração são as piscinas naturais de águas cristalinas entre os rochedos.
O contato com todo esse cenário natural é perfeito para quem quer se desligar dos problemas, do estresse. O esforço físico compensa, (nem é tanto assim, é moderado). É ideal para sossegar a alma.

sexta-feira, 27 de setembro de 2019

PARQUE ESTADUAL DO ACARAÍ - SÃO FRANCISCO DO SUL - SC - BRASIL

Trilha tranquila, fresca e silenciosa. A areia  fofa dá um certo conforto e torna  o caminho mais fácil. Vamos só na contemplação.
Sempre existe novidades por mais que conheçamos os lugares por aí.
Já conhecia esta praia mas jamais imaginei que além das pequenas dunas existiam trilhas que adentravam para uma Unidade de conservação  transformado em Parque Estadual.
Localizado na Praia Grande em São Francisco do Sul em Santa Catarina está o Parque Estadual do Acaraí. Criado em 2005 com o proposito de preservação e recuperação da vegetação e fauna do local. O Parque tem uma área de conservação de 6667 hectares.
Passando pelas praias de Enseada e Ervino vamos em direção a Praia Grande com seus 26 km de extensão. É uma praia selvagem, tranquila e na época de frio é deserta.
Não há moradores ali  pelo fato de abrigar o Parque que preserva dunas, restinga, lagoa do Rio Acaraí e até sambaquis.
Saindo da estrada da praia, entramos numa trilha bem ampla que certamente caberia a passagem de um carro ali. Porém é proibido veículos e torna inviável devido a areia fofa e os montões de areia muito próximos uns dos outros.
Pelo caminho flores, musgos, bromélias rasteiras, e uma mata não muito fechada. Foram 8 km até a saída de volta a praia.
A novidade é que encontramos por ali, ruínas de uma igreja muito antiga e um cemitério  abandonado, o Cemitério do Casqueiro. Ao que indicam as placas, este local foi habitado por indígenas,  os primeiros moradores da ilha. Mas encontramos duas cruzes recentes.
Foi uma agradável manhã absorvendo tudo que a natureza nos oferecia
Aproveitando o dia ainda fomos conhecer a Praia do Forte e o Museu Marechal  Luz.

(Foto do Patrick Jarwoski)

Praia da Enseada - balneário entre Praia Grande e Praia do Forte

O Forte Marechal Luz é um dos pontos turísticos de São Francisco do Sul, fica a 18 km do centro. Foi desativado em 1977 e em 1996 foi aberto para visitação.
O Museu fica no alto de um morro, Morro João Dias e mostra a história local com material militar e fotografias da época de funcionamento do Forte.
A subida pode ser feita de carro ou a pé, só que haja folego, é uma subida bem acentuada e paga uma entrada de R$ 2,00. A vista do alto é belíssima. Avista se a Baía da Babitonga e a Praia do Forte.

Estivemos lá com Patrick Jarwoski do Nós na Trilha Ecoturismo.