sábado, 18 de julho de 2015

RESERVA NATURAL DO SESC PANTANAL - MT - BRASIL

 Não quero aqui só fazer propaganda de um hotel, mas de mostrar o que se tem feito por aí no sentido de cuidar dos bens naturais do Brasil, do cuidado com a preservação de espécies da fauna e flora. No caso aqui, do pantanal matogrossense.
A RPPN ( Reserva Particular do Patrimônio Natural ) do Sesc  Pantanal em Porto Cercado, Pantanal Norte, tem como propósito principal a preservação e conservação da biodiversidade do pantanal e ao mesmo tempo tem o intuito social de educar e cultivar valores e mentalidade direcionadas ao respeito a natureza.
O Sesc comprou esta área de 227 quilometros entre o Rio Cuiabá e Rio São Lourenço com o objetivo exato de transformar todas as fazendas de gado daquela região, que antes pisoteavam a terra e depredavam o solo, em  berçários de espécies raras e em extinção e também recuperar os recursos hídricos. Hoje, já recuperada, fauna e flora vivem em completa harmonia.
A preocupação e o compromisso também é de manter e proteger tudo aquilo que se conseguiu ao longo deste período.
Evidentemente que o Hotel Sesc Pantanal, instalado ali dentro desta Reserva, em Porto Cercado está todo envolvido com os cuidados ambientais. O hotel tem uma área de 110 hectares e é privilegiado pelas belezas naturais. Mesmo no período das cheias, o hotel tem capacidade e estrutura para operar. Cumpre com sua função educacional e social no sentido de preservação da natureza. Usa de recursos naturais para a execução dos serviços hoteleiros. Uma das ações que o hotel implantou foi  a horta orgânica, que depois atende aos restaurantes. Outra, é a coleta seletiva de lixo. O lixo orgânico vai para compostagem e retorna para horta. Além de todo trabalho educacional com crianças e adultos utilizando de material pedagógico voltados ao meio ambiente.
Um dos passeios oferecido pelo hotel é uma caminhada pela trilha suspensa por entre a mata para observação e contemplação da fauna e flora.
Na fazendinha de Baía das Pedras, também de propriedade do SESC, os hospedes podem fazer cavalgada, ter contato bem de perto com jacarés que já estão domesticados.
O Borboletário no hotel do Sesc é um viveiro onde as pessoas podem contemplar e conviver com as borboletas. Existe um laboratório de larvas, um criadouro. O ambiente tem um jardim adequado para atrair esses insetos. Neste espaço existe um Insetário com exposição de vários insetos. Existe também um formigueiro artificial de saúvas em plena atividade. As crianças ficam fascinadas.

O Centro de Interpretação Ambiental é um ambiente moderno, equipado com mutimídia, todo interativo para facilitar aos visitantes o entendimento da localização da planície do pantanal, do cerrado, da flora e fauna da região. 
Ainda existe o Espaço Vida e Saúde onde os hóspedes podem utilizar o Spa e saborear uma comida gourmet e muito saudável. Nota 10.
Tenho certeza que iniciativas assim, trazem grandes benefícios para gerações futuras. Esta instituição vem cumprindo seu papel de protetor da natureza em prol de toda sociedade.

Nenhum comentário: