Pode parecer que maioria das caminhadas que eu mostro são iguais, com montanhas, rios, cachoeiras, área rural e gente caminhando. Mas não é. Cada uma tem sua particularidade. Cada caminhada tem gente diferente, tem acontecimentos e ares próprios. É sempre empolgante e a cada curva aumenta a expectativa. Todas tem sua importância e uma história para contar.
A caminhada desta semana foi em uma área rural de Paranaguá. Estávamos na Serra da Prata dentro do Parque Nacional de Saint-Hilaire/Lange que está localizado na Serra do Mar paranaense. O Parque possui uma área de aproximadamente 25 mil hectares e abrange os municípios de Matinhos, Morretes,Guaratuba e Paranaguá. A Mata Atlântica está protegida por aqui, mas já foi muito ameaçada em sua fauna e flora. Hoje existe várias entidades envolvidas num trabalho conjunto de preservação do meio ambiente. O Parque é de grande importância científica e ecológica, uma vez que abriga espécies únicas de fauna e flora.
Há também um potencial de atividades de ecoturismo e montanhismo. O ponto mais alto é de 1450 metros. Os rios são cristalinos e desabam em belas cachoeiras. Andar junto a essas paisagens só faz bem. Alivia as tensões, empolga, anima e também por fim, relaxa.
Com a colaboração de funcionários do SESC vamos esticar os músculos para uma boa caminhada.
Desta vez, tinha muita gente, acho que umas 300 pessoas ou mais, interessadas em exercitar o esqueleto, num dia lindo de sol. E lá vamos nós.
As paisagens são bonitas, vejam lá.Aí estão os morros que representam a Serra da Prata.
Esta serra pode ser vista desde a Rodovia Alexandra-Matinhos (PR 508 )até a Baía de Guaratuba. Indo pela BR 277.
E já que se está tão perto da cidadezinha de Alexandra, porque não visitá-la.
As margens da BR 277 está Alexandra, primeira colonia italiana dos estado do Paraná, distrito distante, 16 quilômetros de Paranaguá. Hoje, é mais um bairro que uma cidade. Pacata, sossegada, poucos carros circulam pelas ruas, segura para seus moradores. O trem de passageiros já não passa mais por ali, somente os de transporte de cargas que rumam até Paranaguá.
A antiga estação do trem inaugurada em 1883, permanece lá na sua forma original, e é uma boa atração para os visitantes.
Valeu ter conhecido.
Nenhum comentário:
Postar um comentário