terça-feira, 7 de abril de 2015

ROTEIRO COLONIAL EM MORRO AZUL- RS

Existem várias rotas coloniais e rurais pelo Brasil a fora e que nos remetem ao passado. Lugares bucólicos, tranquilos e silenciosos. De comida farta e simples com o que há da terra. Hoje vou falar do Roteiro Colonial e Rural de Morro Azul, Vale do Paraíso no RS. Fica próximo a Torres, onde visitei alguns dias atras, no município de Três Cachoeiras. Partindo pela BR 101, encontramos a entrada para Morro Azul, e por uma estrada de chão vamos 18 km a dentro. 
 O roteiro consiste em visita a Casa do Filó que é como se fosse um pequeno museu, mostrando a maneira de viver dos imigrantes italianos e alemães , logo após "fazerem a América". Pertence a Dona Zilá e seu marido. Eles preservam a casa e todos seus utensílios como nos tempos idos. É uma volta ao passado, nem tão distante assim.
Dona Zilá, que é uma pessoa simpática e animadíssima nos acompanha por todo o roteiro.No ônibus, ela nos faz cantar músicas que os imigrantes italianos cantavam nas suas jornadas, do tipo " America, america, americá.....,Quando se pianta la bela polenta, la bela polenta..." e etc. Muito divertido.

Dona Zilá nos contando as histórias do local
Figueira onde as famílias se encontravam para conversar.
Monumentos aos tropeiros que passavam por ali.
Casa do Filó
Na Casa do Filó até hoje as famílias locais se reúnem para alguns eventos, como Páscoa, aniversários e outros.
Lá vamos nós para conhecer o Moinho d'água, que é de uma família de descendentes de alemães. Ele nos mostra todo o processo até obter a farinha de milho, fubá. Tudo artesanal.
Os muros para dividir os terrenos,eram feitos com pedras colocadas umas sobre as outras e persistem até hoje e são chamados de taipas , comum por aqui.
E lá vamos nós agora, cantando no ônibus, para o Engenho do Sr Nelson, chamado  de 3º Gole. Degustação para quem gosta, é claro. Ele nos conta sobre sua história no local, como surgiu o alambique e como ele foi se especializar para oferecer um produto melhor. Provamos também o melado de cana. Muito bom.

Indo em frente vamos para o Café Rural do Sr. Ciro Boff e sua esposa. Eles preparam as maiores delicias da região. São comidas típicas rurais,que lembram o passado, regadas com café e/ou vinho e suco de uva. Ainda tem a oportunidade de comprar por preços bem razoáveis as delicias do Café. Eu,claro, aproveitei esta oportunidade.
Passamos ainda pela casa de Dna Cenira, que tem ali um recanto que oferece também produtos rurais e tem em sua propriedade um rio com cascatas e trilhas. Até sabão em pedra ela faz, e como é útil, realmente deixa as panelas brilhando.Eu conferi.
Um lugar convidativo e de paisagem muito bonita. Dona Cenira tem uma página na internet que pode ser curtida e  é ceniraleffaboff@gmail.com -  Recanto dos Boff. 
Apesar do dia nublado e chuvoso, nos alegramos com as belezas naturais do lugar, com as novidades e com o contato com aquela gente amável que preserva ainda uma vida simples e saudável.
Dona Zilá, nossa guia local tem um endereço eletrônico. zilarechmaggi@hotmail.com .
Existe ali a possibilidade de hospedagem no melhor estilo colonial em uma casa construída em 1904, tendo ao redor uma bela paisagem bucólica, com capacidade para 32 pessoas. O endereço é www.casadatialaura.com ou eliozilda@gmail.com 

Nenhum comentário: