Há quem goste de privacidade quando viaja. Procurar por si só os pontos turísticos de um lugar, se aventurar em busca das novidades, com ou sem um roteiro. Acho que isso é bom. Já viajei assim algumas vezes, de carro, de ônibus, de avião. Mas viajo mesmo é em excursão.
Viajar em grupo pode ser bem interessante e conveniente. Entrar em uma excursão, pode ser comodo e divertido.
Os excursionistas tem previamente um roteiro, passeios programados que levam aos principais pontos turísticos e as vezes até passando por locais não programados. Ficam amparados pela prestadora desse serviço. Toda logística da viagem está depositada a outrem e não a você.
Os inconvenientes ficam por conta da falta de privacidade, por exemplo, quando tem que dividir o quarto de hotel com outro colega do grupo que nem ao menos se conhece. É claro que você não é obrigado a fazer isso, basta pagar um valor a mais para ter um quarto exclusivo, mas normalmente dividem-se as despesas.
O grupo tem que estar sempre junto, em todas as paradas e há que se ter paciência para acompanhar o ritmo, a individualidade e a personalidade de cada um. Se a viagem for mais longa e de ônibus então, tem que ter disposição para tolerar as conversas, as risadas, as piadas, os assuntos, às vezes bem desagradáveis. Há o mau humor de alguns. Eu me incluo aí, para as viagens longas e cansativas. Excursões tem disso. Que tal, você vai entrar nessa?
No final, os viajantes tornam-se amigos de infância, cúmplices e cuidadores uns dos outros. Pode ser muito divertido, cheio de novidades, boas trocas de experiências, sugestão de novas viagens. Já estou me preparando para a próxima. Que venham os novos colegas viajantes.
Nenhum comentário:
Postar um comentário