Morretes é uma cidade histórica e tranquila do litoral do Paraná. Fica a 72 Km da capital Curitiba. É rodeada por morros e montanhas, daí o nome Morretes, o que favorece o calor na cidade que é abafada. É próxima a Antonina e Paranaguá, ambas tem porto, e é caminho para as praias paranaenses que ficam a poucos quilometros dali.
Muitos rios descem das montanhas passando pela cidade oque as vezes depois de muitas chuvas e a influência das marés, ocasiona enchentes .
O Rio Nhundiaquara corta o centro da cidade e é uma bela atração para os turistas. A maioria dos restaurantes estão às suas margens. O Rio Marumbi também passa pela cidade e é também grande e importante.
Morretes ainda tem uma boa parte de área rural, mas hoje a cidade já pode viver de turismo também.
Morretes ainda mostra casario colonial, monumentos históricos e religiosos. A maioria tombados, impedidos de modificar a fachada para preservação histórica.
As feirinhas com produtos naturais, orgânicos e artesanatos funcionam em todos os finais de semana. Tudo produzido aqui. Balas de banana, de gengibre, banana e mandioca chips, conservas de legumes e frutas. Tudo muito gostoso e higiênico, feito sob rigorosa fiscalização das associações de produtores.
Os restaurantes servem um prato típico chamado Barreado, que é um cozido de carne com muitos temperos, feito em panela de barro e que fica no fogo por mais de 3 horas até que essa carne fique desfiada. Acompanha farinha de mandioca, produzida ali mesmo, banana, também produção local e laranja. Os frutos do mar fazem parte do cardápio. A cachaça de banana também pode fazer parte.Por ser uma comida muito forte, com muitos temperos, há quem ame mas também há quem odeie.
Existe vários alambiques que produzem cachaça de banana , bem como o sorvete de banana e de gengibre que também são produtos cultivados aqui.
Além de bons banhos refrescantes nos rios de pedras e águas transparentes, pode se fazer trilhas por caminhos coloniais em meio a Mata Atlântica, canoagem, descida de boia, passeio de jipe e de bicicleta.
A Estrada da Graciosa, já comentada aqui no blog, leva até Morretes, que torna o passeio muito mais interessante, por hora, interditada por queda de barreira. A BR 277, pedagiada, que dá acesso as praias do Paraná também leva a Morretes. Esta estrada tem paisagens lindas, precipícios, pontes muito altas entre uma montanha e outra e passa em meio a Mata Atlântica ainda bastante preservada. É caminho para o Porto de Paranaguá oque em tempos de safra fica congestionada de caminhões. Infelizmente tem o pedágio mais caro do Brasil, quiçá do mundo.
Outra opção para se chegar é descer a serra de trem de turismo pela estrada de ferro mais engenhosa de todos os tempos. É considerada uma obra prima da engenharia. Inaugurada em 1885. Levou 5 anos para ficar pronta e servia para transporte de cargas do Porto de Paranaguá para Curitiba que seguia então de mulas e cavalos para o interior do Paraná. Esta estrada férrea vem cortando a Mata Atlântica,passando por 13 túneis, 30 pontes de aço com vãos enormes entre uma montanha e outra e vai até Morretes. O trem volta no final da tarde. É um passeio no mínimo diferente. Saiba mais sobre este passeio de trem, horários e preços no site www.serraverdeexpress.com.
Nenhum comentário:
Postar um comentário