Prudentópolis fica ao centro sul e a 203 Km da capital do Paraná, Curitiba. É uma cidade de colonização ucraniana e polonesa, que mantém até hoje as diversas atividades típicas da cultura que trouxeram dos seus países de origem.O povo é bastante religioso e conserva suas tradicionais festas de igreja. A Igreja de São Josafat é considerada um patrimônio artístico e cultural do Paraná, e é onde acontecem as festividades folclóricas mais concorridas da cidade. Além das maravilhas naturais de Prudentópolis, é lá a cidade do mel,do krin( raíz forte muito usado pelos poloneses e ucranianos) dos salames por nome krakovia, muito saboroso e os pierogs( pastéis cozidos recheado com batata e nata) as pessankas (ovo artesanalmente pintado a mão)especialmente feitos para época da Páscoa.
As festividades da Páscoa são um capítulo a parte. O grupo folclórico Vesselka faz apresentações representando toda história bíblica da morte de Jesus com detalhes, que são acompanhados pelos fiéis e turistas desde a sexta feira santa até a ressureição no domingo. É muito interessante. Este é um grupo formado só de homens e são chamados de kossakos,que ficam acampados em frente a igreja neste período e se revezam de quatro em quatro homens para simbolicamente guardar o corpo de Cristo, este revezamento acontece de quinze em quinze minutos com um ritual característico da cultura. E a troca destes "soldados" é acompanhado pelos turistas com curiosidade que correm para fotografar. Vale conferir.
O Museu do Milênio mostra a documentação da formação deste povo aqui no Brasil,suas dificuldades de adaptação e sua cultura muito rica, através de fotos muito antigas,vestimentas, ferramentas,livros. Pelos arredores estão espalhadas muitas outras igrejas, todas com a arquitetura da Ucrania. Em agosto tem a Festa do Feijão já tradicional,que alimenta cerca de 20000 pessoas.
Outra grande atração de Prudentópolis fica por conta das cachoeiras que se formam ali por perto. Uma diferente da outra, mas todas belíssimas. Entre elas está o Salto Barão do Rio Branco, Salto São Francisco, que é a maior, Cachoeira São Sebastião. As cachoeiras são acessíveis a qualquer pessoa, inclusive idosos.
Para os aventureiros e amantes de natureza é sem dúvida um deleite. Existe a oportunidades de algumas atividades como rapel, caminhadas,trilha e outras.
Existem de 3 a 4 hotéis na cidade, evidentemente o mais simples e o mais requintado. O Hotel Mayná está entre os dois. Este hotel tem serviço de translado para as cachoeiras e serve o melhor pierog que eu já comi, feito na hora. O SESC Turismo do Paraná faz esta viagem. Veja link logo acima. Eu Fui! Gostei! Me surpreendi e Recomendo!
Nenhum comentário:
Postar um comentário