terça-feira, 18 de março de 2014

LAGUNA - SANTA CATARINA - BRASIL

Sou do sul do Brasil, passei algumas vezes perto deste lugar mas nunca entrou no meu roteiro de viagens. Olhe o que eu estava perdendo. Vou mostrar para que você também se interesse em visitar.
LAGUNA é uma cidade histórica a beira mar, com praias muito bonitas. Com muitos morros que escondem atrás deles paisagens fascinantes.
Laguna quer dizer extensão de água salgada pouco profunda, retida por uma faixa de terra onde se formam lagoas.
Hoje vive do pescado  e do turismo. Esta cidade é rica em religiosidade e história. É a terra natal de Anita Garibaldi, famosa revolucionária e guerrilheira que lutou na Guerra dos Farrapos no Rio Grande do Sul e também contra a invasão a Laguna e outras guerrilhas. Se casou com Giuseppe Garibaldi também revolucionário e guerrilheiro, engajado nas lutas do sul do Brasil.
Casa Museu de Anita Garibaldi


Monumento a Anita Garibaldi

Neste município passa a linha imaginária do Tratado de Tordesilhas, que em 1494 separou as terras de Portugal e da Espanha. É o terceiro município mais antigo de Santa Catarina.

O Porto de Laguna tinha como carro chefe o carvão, mas hoje em dia trabalha só com pescado.


O Canal dos Molhes é onde pescadores e golfinhos trabalham juntos na pesca dos peixes. Os pescadores aqui estão numa situação mais confortáveis, moram bem, porque nas altas temporadas alugam suas casas para turistas que querem sossego e belas paisagens e com isso podem equipar melhor suas moradias.
O extenso litoral se espalha por Laguna que tem sua parte mais urbana e outra completamente desabitada. Para qualquer lado que se vá tem beleza natural.



Fazer uma caminhada pela praia de 6 Km para conhecer a Pedra do Frade é muito prazeroso. Só que é bom pensar que tem a volta, também de 6 Km, mas com esse visual, a gente volta feliz da vida já ao anoitecer.

Eis aí a Pedra do Frade, Não sei o porque do nome, mas talvez lembre uma roupa de frade. O que você acha?

A Praia do Farol, é um cenário a parte. É muito bonito. O verde da vegetação, o azul do mar, e o vermelho das rochas formam uma combinação perfeita. Pescadores e turistas dividem o local que está lotado de pousadas coloridas que os próprios pescadores locais providenciaram.
O Farol Santa Marta é famoso,  já tem 102 anos e é considerado o maior das Américas e segundo em alcance. E um dos poucos faróis quadrados, diferente de tantos outros espalhados pelo mundo que são redondos.

Eu batizei esta pedra de Pedra da Coruja

De lá  do Farol se tem um visual deslumbrante

A área urbana, principalmente a do Mar Grosso com muitos prédios  na orla, ficam lotadas nos finais de semana, nos feriados e alta temporada. Cheguei depois do Carnaval, mas soube que tem até sambódromo e escolas de samba por lá, e fica bem movimentado.

Esta viagem trouxe de volta as lembranças das lições de escola, história e geografia. Trouxe o rústico com praias que lembram o meu tempo de criança, ainda com vegetação e o moderno com prédios a beira mar e cheiro de protetor solar. Foi bom, muito bom.
O Sesc faz essa viagem.
COMPARTILHAR

Nenhum comentário: