quarta-feira, 24 de janeiro de 2018

AVENTURA EM MORRETES- LITORAL DO PARANÁ - BRASIL


Uma obra de engenharia admirável, corajosa e aventureira é sem dúvida a Estrada Férrea que liga Curitiba a Paranaguá no Paraná.
Idealizada pelos irmãos e engenheiros Rebouças por volta dos anos de 1880 e concluída pelo engenheiro Teixeira Soares. Engenheiros estrangeiros desistiram da obra por achar uma loucura impraticável. Porém era uma das opções para evacuar cargas do planalto até o Porto de Paranaguá.
Em meio a Mata Atlântica, altos morros, pedreiras, rios, cachoeiras, abismos foi construída a estrada e está até hoje e em  funcionamento a fenomenal Linha do Trem.
São 13 túneis, 30 pontes, 6 estações e muitos viadutos e muitas e muitas curvas pelo caminho, além de outras atrações.
Houve uma preocupação em preservar a natureza ao redor com esta construção e continua assim ao redor da estrada.
E lá vem o trem serpenteando as montanhas. Imponente e barulhento. Fantástico. 
O trem de turismo funciona quase todos os dias. Mas não vai mais até Paranaguá. Só os de carga e maquinários de serviço.
 A chamada litorina é um trem de dois vagões, exclusivo para turistas bem abonados, que sai de Curitiba até Morretes,  cidade histórica do litoral do Paraná cortada por belos rios de pedras, onde os turistas apreciam comidas típicas, artesanatos e curtem belas paisagens, retornando a tarde para Curitiba.
Ah! Existe também o trem de passageiros. São vários vagões com preços, apesar de não ser tão barato, mais acessíveis. Bem divertido, afinal é o trem da galera.
Já fiz esta viagem algumas vezes desde a infância. É realmente uma deliciosa aventura. 
Mas desta vez, eu e meu marido nos aventuramos caminhando pelos trilhos do trem neste final de semana. E que aventura. Partindo de Morretes sentido Curitiba. Foram muitos quilometros, sei lá, talvez uns 10 km ou 12 Km subindo e serpenteando e depois toda a volta mais 10 ou 12.
Fizemos 2 túneis, 5 pontes com trilhos vazados e o rio passando lá em baixo. Que medo.
Muitas ruínas do que foram antigas estações e moradias dos funcionários dessas estações. Muitos rios e aquele barulho delicioso de cachoeiras no meio do mato e até pequenas cachoeirinhas na beira da estrada.
E a medida que íamos subindo as paisagens ficavam mais interessantes porque do alto a visão de todo o vale é surpreendente. Pode se ver as cidades de Antonina e sua baía, Porto de Cima, Morretes além de toda Serra do Mar ao redor.
Chegamos bem próximos a Estação Engenheiro Lange, donde os praticantes de aventuras escalam  o famoso Pico Marumbi. Estivemos aos pés dele.
Não é fácil andar nos trilhos. São muitos os obstáculos. Tem que prestar atenção nos ferros retorcidos que podem te derrubar, as vezes mato nos dormentes, muitas pedras britas que tampam os dormentes.
Me pareceu que andei em dobro. Além do sol e calor que nos surpreendeu na volta.
Voltamos pra casa acabados porém renovados com tantas novidades. Valeu muito. Lá vão algumas fotos.





















Nenhum comentário: